Consulta Comportamental
CONSULTA COMPORTAMENTAL
Alguns dos problemas ligados aos distúrbios comportamentais:
Agressão (entre cães ou pessoas).
Medos e Fobias - chuva, motos, carros, fogos de artifícios entre outros.
Latidos excessivos.
Ansiedade por Separação - cão não consegue ficar sozinho em casa.
Hiperatividade - Inquietação - Ansiedade.
Coprofagia (ingerir as próprias fezes).
Pular nas pessoas.
Mastigar e ou destruir objetos.
Dominância (possessividade ou "ciúmes") por pessoas ou objetos.
Se o seu cão apresenta alguns destes problemas, ou qualquer ouro não relacionado na lista acima, definitivamente vocês precisam passar por um programa de treinamento voltado para modificação comportamental.
Antes de agendar a consulta será relevante preencher o formulário de atendimento. Quanto mais completas e detalhas as respostas, maior será a precisão na avaliação prévia do seu caso.
Devemos considerar que o comportamento dos cães está diretamente relacionado com o ambiente em que ele vive. Este ambiente é composto pelos indivíduos que nele residem e influenciam diariamente no jeito de ser e agir do cão.
Relacionamentos muito emotivos e afetuosos entre humanos e cães estão entre as maiores causas dos problemas comportamentais, por isso a importância de falarmos abertamente sobre a relação de cada indivíduo da casa com o cão.
Traçado o perfil do cão, e dos humanos que com ele convive, poderemos dar início às atividades. Ajustadas as agendas, marcamos a consulta comportamental onde trabalharemos juntos nas questões de rotina, limites, exercícios e reconstrução de comunicação entre vocês e o cão, a fim de equilibrar a relação de todos.
Aceitar e reconhecer que sua participação nos treinos fará toda a diferença nessa parceria será determinante para o sucesso do trabalho.
Após a primeira consulta comportamental definiremos em conjunto a quantidade e frequência das aulas. É muito importante entender que não existem milagres neste trabalho e apenas o comprometimento, paciência e perseverança de todos envolvidos para que possamos alcançar os objetivos traçados.
A intenção é que no final do processo os tutores estejam aptos a lidar com situações diferentes, seguindo as práticas e orientações que foram trabalhadas ao longo do treinamento.
Incorporar a rotina de treinos será tão natural no seu dia a dia que acabará fazendo parte do seu novo estilo de vida, muito mais claro e equilibrado, fortalecendo e harmonizando a relação humano/cão.
Maiores causas de problemas comportamentais
Falta de comunicação clara. Sim! Os cães não entendem tudo aquilo que falamos.
Projetar suas carências no cão.
Dar muito amor e nenhum limite.
Socialização incorreta.
Não corrigir as atitudes inadequadas.
Acreditar que com o tempo o cão ficará menos agitado.
Não permitir que o cão tenha um canto para relaxar.
Fazer da sua presença o evento do dia para seu cão.
Tornar seu cão o centro das atenções.
Dar muito espaço e nenhuma supervisão ao filhote.
Achar que o cão ficará mais calmo depois de castrado.