A vida com cães e os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Olá pessoal! Com o fim do ano chegando, acredito que vale refletir sempre nos casos e perguntas que mais me chamaram atenção nesse ano, e como cada caso me remete sempre à questões simples de definição de regras e tempo dedicado ao aprendizado e gerenciamento dos cães na vida urbana.

Durante o ano de 2019, sem dúvida, o que mais me chamou atenção foi a quantidade de pessoas que me mandaram perguntas e dúvidas sobre a adaptação de dois ou mais cães na mesma casa. Muitos desses casos já atravessaram o limite de brigas entre os cães. Os cães saíram feridos, muitos gravemente, e outros não sobreviveram a esses episódios. Cada um desses casos tem seu problema inicial no conceito simples de organização e planejamento de atividades diárias. Vou explicar melhor.

Com o crescimento do mercado pet (não necessariamente no sentido educativo) muitas pessoas caíram na armadilha de adotar / comprar um segundo ou terceiro cão, acreditando que tudo que esses animais precisam é de mais “amor”. Seguindo esse ímpeto, muitas pessoas se viram em situações muito complicadas, tentando adaptar dois ou mais cães numa rotina sem qualquer planejamento. O que a maioria das pessoas fazem é simplesmente trazer esse novo cão para casa e colocá-lo no ambiente, esperando pelo melhor.

Muitos desses casos começam com cães que estão constantemente “brincando”, sempre agitados, latindo, correndo pela casa, pulando nas pessoas, destruindo os móveis e por aí vai. Em alguns casos, os cães são colocados juntos numa área externa da casa, também sem qualquer planejamento de rotina diária. O que muita gente ainda tem dificuldade de entender é que cães são animais e não crianças. A dinâmica de convívio entre animais predadores não acontece da forma que muita gente pensa. Quando deixamos dois ou mais cães livres num ambiente, sem qualquer direção, regras ou intervenção, o resultado é quase sempre desastroso.

Todos os casos que foram reportados para mim esse ano tem um fator em comum: os cães tem total liberdade (dentro ou fora de casa) para interagir um com o outro, o dia todo, da forma que querem. Além disso esses são cães que tem pouca, ou nenhuma, direção dos donos. O que é direção? É orientação do que fazer ao longo do dia. Quando assumimos a responsabilidade de ter um cachorro temos que contabilizar tempo (entre outras coisas) na nossa rotina para educar e orientar esse animal. É isso que chamamos de uma vida bem estruturada. Sem isso, eu posso garantir que você vai ver animais selvagens habitando sua casa e seu território. Muito pouca gente consegue viver bem assim.

Mas porque as brigas acontecem? As brigas acontecem porque é assim que animais predadores resolvem conflitos. Quando um cão não tolera certas atitudes do outro eles não vão sentar e conversar sobre o assunto. Eles vão se enfrentar de verdade. A natureza corrige, assim eu disse em um de meus vídeos antigos. Quando não estamos presentes, ou estamos mas falhamos em mostrar as opções válidas em cada situação, os cães vão tomar para si a responsabilidade de resolver os problemas. É simples e efetivo, mas custa a vida de muitos cães, todos os anos.

Mesmo quando falamos de casos aonde não existem brigas (ainda) mas existe aquela constante agitação, aonde os cães estão sempre em movimento, sempre correndo e sempre num estado mental de alerta, os problemas que vemos são também uma consequência dessa falta de planejamento. Veja que quando não definimos horários e regras para as atividades do dia, a vida se torna um caos. Esses são os cães que mostram comportamento destrutivo em casa, que puxam loucamente na guia, que não respeitam as pessoas da casa, que roubam comida da mesa, que latem constantemente e que não conseguem acompanhar a família em nenhum ambiente social já que estão sempre fora de controle.

No final estamos, novamente, falando da mesma coisa: um problema estrutural de planejamento diário. Realisticamente falando, eu acredito que poucas pessoas entendem o quanto é preciso se dedicar, todos os dias, para termos um cão bem comportado. Eu acredito que existe uma lacuna enorme entre a nossa expectativa e a realidade sobre a vida com cães. Por outro lado, existe também uma enorme facilidade em “aceitar” certos problemas como normais, e criar assim uma justificativa para não buscar (e materializar) uma solução. Vamos falar então de soluções.

Eu vivo com grupos de cães há mais de 10 anos. Sempre tive dois ou mais cães vivendo comigo e posso falar exatamente o que é necessário para fazer tudo dar certo. Vale ressaltar que eu moro em apartamento, e todos os meus cães vivem nesse espaço comigo.

  1. Caixa de Transporte - ter uma caixa de transporte para cada cão da casa é essencial. Isso garante a segurança dos cães quando eles não podem ser supervisionados, e garante que cada um vai ter seu espaço individual de descanso.

  2. Rotina de atividades físicas bem estruturadas - caminhadas diárias são também essenciais. Cada cão precisa aprender a caminhar individualmente com você antes que possa ser incluído nas caminhadas de grupo, assim ele não compromete a qualidade dessa atividade. As regras da caminhada devem valer para todos. Elas são: andar tranquilamente ao seu lado, sem puxar, sem latir, sem comer coisas do chão, sem interagir com pessoas ou outros cães.

  3. Trabalho diário de controle de impulsos e respeito de espaço - dentro de casa a regra é sossego. Em casa os cães devem aprendem a relaxar e apenas curtir o ambiente sem agitação. Isso significa que na fase inicial você vai ter que supervisionar e direcionar esse cão 100% do tempo que ele estiver fora da caixa de transporte. Você vai ter que usar uma guia e manter esse cão sob seu controle, sempre!

  4. Trabalho semanal de controle de impulsos e respeito de espaço em ambientes sociais - Aqui entra em vigor a regra que você já impôs em casa, mas dessa vez am locais diferentes. Estou falando de bares, restaurantes lanchonetes, casa de amigos ou família, pet shops, padarias e etc. Novamente esteja pronto para controlar todo e qualquer movimento que seu cachorro faz nesses lugares, sempre mostrando o que é certo e o que é errado.

  5. Equipamentos de treinamento que te ajudem - Para fazer tudo isso funcionar você vai precisar de equipamentos de treinamento que te permitam intervir e orientar seu cão. Não se engane achando que tudo isso é plausível apenas com uma coleira lisa e uma guia. Para 99% dos cães, sem o equipamento certo (prong collar, e-collar, bonker) você vai ter muita dificuldade.

  6. Muita disposição - no final você é a parte mais importante dessa equação. Tudo que eu expus acima precisa ser colocado em prática, e só você pode fazer isso acontecer. Para dar certo você precisa fazer todos os dias, afinal os cães são criaturas de hábitos e só aprendem por repetição.

  7. Comandos de obediência aplicáveis no seu mundo real - o trabalho de obediência envolve alguns comandos simples (senta, deita, fica, junto, volta e place) que podem ser muito úteis na sua vida real. Treine o que você precisa, dentro do seu contexto de vida doméstica e social. Essa referência pode ser super válida na esfera de direção e pode ajudar a criar bons hábitos no seu cão ao longo da vida.

Veja que viver com cães é muito bacana, mas para dar certo, você tem que gostar muito desse estilo de vida, desse envolvimento, e dessa dedicação diária. Se você não gosta desse grau de compromisso ou não se identifica com uma rotina que demanda esse envolvimento constante, ter um cachorro não é pra você, quem dirá dois ou mais. Nenhum outro cachorro vai assumir esse papel.

Eu fiz questão de descrever coisas simples que podem fazer toda a diferença na rotina que vocês tem com seus cães. Esse é apenas o lado bem simplificado da equação. Vale considerar que você ainda pode se deparar com problemas mais sérios como cães com limitações de saúde, cães com problemas mais intensos que agressividade, ansiedade, possessividade e por aí vai. Quando esses problemas surgem, esteja preparado para trabalhar ainda mais com seu cão. Isso pode demandar mais investimento financeiro, mais cuidados, mais gerenciamento e mais tempo de treinamento diário.

O resumo aqui é: se planeje. Pense em todos os detalhes antes de pegar o segundo ou terceiro cachorro. Pense antes de pegar o primeiro! Viver com cães não é pra todo mundo. É pra quem tem tempo, tem vontade e realmente quer fazer dar certo. Uma decisão tomada no impulso ou apenas na emoção pode ser fatal para esse animal, além de causar uma enorme frustração na sua vida.

Não existe um solução simples pra quem tem dois ou mais cães da mesma casa que brigam. Cada caso tem suas particularidades. Mas uma coisa é certa: é você que tem o poder de mudar esse jogo, mas antes de tudo, você precisa realmente querer. É a etapa zero, é a sua real intenção. Daí pra frente tudo é possível.

Raquel Petersen

https://www.educacaocanina.org/artigos/vida-com-caes-e-os-pequenos-detalhes-que-fazem-a-diferenca